terça-feira

Pascal: a contradição de ser humano.


Pensar, pensar, pensar... Para que tudo isso? Por que o homem não se conforma com a sua própria contradição? Por que vive sempre a buscar mais e mais aquilo que não conhece? Pascal foi um dos que descobriu isso tudo. Foi apenas mais um que soube que o ser humano está perdido. Mas sabia que há esperança, e que o homem pode colocar sua fé em tudo o que faz. Isso é o que nos salva, meus amigos.

Saiba mais sobre Blaise Pascal

segunda-feira

Franz Liszt (1811-1886)

22 de 1811. Nascimento do compositor húngaro Ferenc Liszt (1811-1886), em Raiding, na Húngria. Será conhecido pela tradução alemã do seu nome - Franz Liszt.

Contam que certa vez, durante uma recepção em um palácio, o chapéu de Liszt caiu, rolando escada abaixo. Uma princesa russa, aproximando-se de Lizst, exclamou: "Oh, seu chapeu caiu, senhor!". Ele respondeu: "Deixe! Por causa de seu encanto já perdi a cabeça, de modo que o chapéu não me serve mais". Assim era Liszt. Amado pelas mulheres, admirado pelos homens, Franz - ou Ferenc, em húngaro - nasceu a 22 de outubro de 1811, em Haiding, na Hungria. Seu pai era administrador da famosa família Esterházy, para que o músico Joseph Haydn trabalhou toda sua vida. Seu talento precoce ao piano surpreendeu a nobreza local. Ao tentar entrar para o conservatório de Paris, foi impedido pelo diretor "por ser estrangeiro". O diretor era o italiano (?) Luigi Cherubinni... Sem se abater, estuda com professores particulares. Festejado como virtuose, foi para Viena, a fim de aperfeiçoar seus conhecimentos. Estudou com Antonio Salieri e Carl Czerny, este último, por sua vez, aluno de Beethoven...Continua aqui