segunda-feira


Banda Sinfônica comemora o Dia da Música com todo ecletismo

Canção de Milton Nascimento, coletânea de obras de big bands, sucessos da Broadway, frevo-de-rua e trilha sonora de filme famoso estão no repertório do concerto desta segunda-feira (24/11), no Teatro do Parque, com entrada franca. No final da apresentação, serão sorteados mais 25 exemplares do primeiro CD da Banda

Começar a semana ouvindo obras musicais de qualidade, interpretadas por músicos consagrados, em uma área central da cidade e sem precisar pagar um centavo sequer. É essa oportunidade que a Banda Sinfônica da Cidade do Recife proporciona ao público recifense, nesta segunda-feira 24 de novembro, quando realiza, às 20h, no Teatro do Parque, o IX Concerto Oficial – Temporada 2008.

Com regência do maestro Nenéu Liberalquino, o concerto homenageia o Dia Internacional da Música, comemorado em 22 de novembro. A data foi escolhida por ser também o Dia de Santa Cecília, considerada a padroeira da música e dos músicos. De acordo com a tradição, a santa transmitia tanta doçura ao cantar que, certa vez, um anjo desceu do céu só para ouvi-la.

Marcado pelo ecletismo, o repertório do concerto incursiona por vários gêneros, exemplificando diversas formas de expressões musicais. A primeira obra da noite é Cravo e Canela, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. Em seguida, será executada uma coletânea de música de famosos grupos instrumentais norte-americanos, intitulada Big Band Favorites, de vários autores.

O concerto segue com Caravan, de Duke Ellington, Juan Tizol e Irving Mills, e uma seleção de obras de grande sucesso em teatros dos Estados Unidos, batizada Broadway’s Best. Dela fazem parte as seguintes composições: The Phanton of the Opera, de Andrew Lloyd Weber; I Dreamed A Dream, de Claude-Michel Schönberg; The Old Gumbie Cat, de Andrew Lloyd Weber e Sun and Moon, de Claude-Michel Schönberg.

As outras obras do concerto são: Cambaleando, de Marcos Diniz, frevo-de-rua vencedor da mais recente edição do Concurso de Música Carnavalesca Pernambucana; Vozes do Agreste, de Villani-Côrtes; e Parque dos Dinossauros, de John Williams.

No final da apresentação, serão sorteados mais 25 exemplares do primeiro CD da Banda Sinfônica, lançado no dia 7 de outubro, quando o grupo comemorou os 50 anos de sua fundação.

Tradicionalmente realizado na última quarta-feira do mês, o concerto da Banda Sinfônica em novembro foi antecipado devido ao Festival de Teatro, que terá peças encenadas no Teatro do Parque.

ENTRADA FRANCA

Maiores Informações:
http://www.neneuliberalquino.com/

sábado

MAURICE RAVEL

Ravel, por Henri Manguin

"A obra de Ravel está ao abrigo dos anos e dos séculos, na medida em que escapa aos modismos e se submete a normas formais implacáveis. Como Fedra e a colunata do Louvre, as grandes obras de Ravel desafiam o tempo. Elas são de um material sólido e construídas dentro das regras. E, se pertencem a todas as épocas, é, talvez, porque souberam exprimir totalmente o seu próprio tempo."

Pierre Petit
Ouça as músicas de Ravel:

Bolero - parte 1, parte 2
La Valse
Rapsodie Espagnole
Le Tombeau de Couperin

Clique aqui para saber mais sobre Ravel