sexta-feira

MULHER E PÁSSARO DENTRO DA NOITE

Como explicar essa arte? Cores e linhas, formas? O que tem nessa arte?

Talvez não queira fazer sentido, apenas sugerir um sentido que o próprio observador tenta dar, e tenta buscar na infância, no esquecido. Enquadram por aí em Surrealismo. Corro dos rótulos. São apenas didáticos.

Segundo encontrei, Mulher e Pássaro... de Miró está datado de 1947. Obra bastante simplificada com relação à chuva de cores e linhas de outras obras, como as já mostradas por aqui.

Que tal observarmos juntos essa arte, e conversarmos?

MIRÓ


Artista do subconsciente, Joan Miró. Poeta do impensável nas linhas e cores. Joan Miró i Ferrà, catalão de nascimento, palmesano de morte. Em seus novent'anos de vida (1893-1983) criou uma arte singular e inexplicável. Mas como todos precisam definir o que é sua arte, falou-se dele como surrealista. Além de pintor, escultor.

Como sou ainda um curioso da arte, pouco conheço desse criador; no entanto, o que conheço, divido com todos vocês, e espero aprender com suas opiniões.

Salve, Miró. Bem vindas as suas obras às cores do meu imaginário.

quarta-feira

IONISATION

Números e constelações em Amor com uma Mulher, de Juan Miró

Essa semana ouvi Ionisation, de Varèse. Uma música construída apenas por instrumentos de percussão. Espanto. Onde achar melodia, onde achar forma, onde se segurar? A primeira audição, a primeira folheada na partitura, tudo ainda muito verde, mas não posso deixar de compartilhar contigo essa primeira impressão.

Ionisation é uma obra de arte de identidade própria, com a grande riqueza da combinação dos sons percussivos criando uma paisagem sonora peculiar, como na pintura de Kandinsky e Miró.

Ionização, título que associa o fazer música com a química. Assim como os antigos, Varèse sabia do poder mágico de sua arte. Música e alquimia eram coisas interligadas em tempos passados, como na Renascença e no Barroco. A música era a verdadeira Harmonia do Universo. A ciência foi avançando tanto pra um lado, a música tanto pra um outro, que uma não precisa mais da outra. E o século XX e o nosso século são épocas extremamente científicas. Tudo a ciência explica.

Talvez Ionisation queira retomar esse elo perdido entre música e ciência.

Ouve Ionisation. Pelo menos uma coisa que Ionisation pode te trazer: teu ouvido vai mudar, pra melhor ou pra pior, mas vai mudar. Novas observações virão, minhas e de outras pessoas. E gostaria que tu, caro leitor, me corrigisse no que faltei e expressasse tua opinião também.

Link para Ionisation (Youtube)

Lucas Oliveira de Moura Arruda.

Edgar Varèse


Edgar Varèse nasceu em Paris em 1883; faleceu em Nova York em 1965. Em seus oitenta e dois anos de vida, presenciou guerras, mudanças radicais no mundo da arte, e foi o precursor de várias tendências da música da segunda metade do século XX: música eletroacústica, experimentalismo. Questionou as regras da música ao conhecê-la a fundo, criou suas regras, sem precisar explicá-las. Talvez daí venha o pouco conhecimento de sua obra, porque a música do século XX ainda precisa de explicações. Infelizmente, ouvir não é o suficiente. Todos têm preconceitos e conceitos do que é a "melhor música". A música Culta, ou a música Popular. Infelizmente esses conceitos pesam na hora de ouvir uma música fora de qualquer desses esquemas.

Ouça Varèse. Sem conceitos.