



Há muito, muito tempo atrás, quando eu nem sonhava em nascer, havia em minha cidade natal um grupo de músicos talentosos que tentaram unir o rock psicodélico, o folk, os sons indianos, a música e a poesia nordestina. E esse grupo conseguiu muito bem. Alguns de seus integrantes continuam sãos, outros se perderam por contadas drogas. Estou falando da Turma do Beco do Barato, que era um antigo bar underground do Recife no final dos anos 60 e começo dos 70. Essa turma era formada por Lailson, Marconi Notaro, Flaviola, Robertinho de Recife, o grupo Ave Sangria, Lula Côrtes, Zé da Flauta e mais Zé Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, que hoje em dia são mais conhecidos como artistas de "MPB". Esse grupo de artistas era avesso às regras do mercado, e sua estética musical era bastante experimental.
Felizmente, esse pessoal conseguiu gravar. Graças ao espaço cedido pela gravadora Rozenblit, daqui mesmo do Recife - e que se acabou por conta das enchentes que ocorreram no final dos anos 70 - , foram lançadas obras que são hoje conhecidas por todo o mundo e estão entre os principais discos de rock psicodélico de todos os tempos. Talvez pelo fato de a Rozenblit ter sido uma gravadora independente e aquela aversão aos padrões de consumo, esses discos são raríssimos. São eles "Satwa", de Lailson e Lula Côrtes; "Paêbirú", de Lula Côrtes e Zé Ramalho; "Flaviola e o Bando do Sol", de Flaviola; "No Sub Reino dos Metazoários", de Marconi Notaro; e o LP homônimo do Ave Sangria, o único a gravar por uma grande gravadora.
O Ave Sangria merece atenção especial, pois era formado por músicos de ponta daquela época: Ivinho, Agrício Noia, Paulo Rafael, que até hoje toca com Alceu, Israel Semente, Almir de Oliveira e Marco Polo, poeta e hoje editor da Revista Continente.
As obras desse pessoal ficaram esquecidas por bastante tempo, mas hoje em dia são referências indispensáveis para grupos como "Jorge Cabeleira e o Dia em que Seremos Todos Inúteis" e para minhas próprias ideias músicais.
Ouça:
Paêbirú: Caminho da Montanha do Sol,
de Lula Côrtes e Zé Ramalho (1975)
https://www.youtube.com/watch?v=uUyvtwSV6A8
Flaviola e o Bando do Sol
https://www.youtube.com/watch?v=eYVjZPNlfsM
Para quem quiser se aprofundar,
deixo aqui duas recomendações:
1. Udigrudi Recife, blog com mais indicações de discos, livros, etc.
http://udigrudirecife.blogspot.com.br/
2. O Udigrudi da Pernambucália,
dissertação de mestrado de João Carlos Luna.
http://www.bdtd.ufpe.br/bdtd/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=805
Um abraço!