Isso aqui tá bom demais
Festas populares que reúnem milhões de pessoas, vendas milionárias de discos e ciclo de shows demonstram o vigor do forró, um gênero que atravessa gerações
Por Mauro Trindade
É favor prestar atenção. O forró está em todas. Do sucesso sazonal nos anos 50 até o forró universitário dos anos 90, a festa e o ritmo nordestinos tornaram-se nacionais. Casas de espetáculos dedicadas ao gênero em todo o país, novos grupos que recriam seu balanço com a influência de outros estilos musicais e um ciclo de concertos que traçam sua história revelam o vigor e a permanência do gênero...No contrafluxo do rock brasileiro, esgotado após seu auge nos anos 80, ressurgiu um interesse por ritmos e danças brasileiras, como o forró, o pastoril e o tambor de crioula. O CD Sabe Lá o que É Isso?, do grupo Cordão do Boitatá, é exemplo desta redescoberta musical, com um repertório abundante de frevos, marchas e jongos. Ao mesmo tempo, o forró universitário contaminou-se com novas forças e influências, somando contrabaixos elétricos e outros instrumentos ao basilar trio de zabumba, sanfona e triângulo. O percussionista Duane, do grupo carioca Forróçacana, criou sua “zabumbatera”, enquanto grupos como o paulista Falamansa incorporam elementos do reggae e do blues. Com mais de dois milhões de discos vendidos, o Falamansa é o retrato mais bem-acabado do sucesso do forró e de sua multiplicidade. O sanfoneiro Valdir do Acordeon, de formação forrozeira, toca ao lado de Tato (voz e violão), Dezinho e Alemão (percussão), vindos do reggae e do heavy metal. Resumo das novas fusões embutidas num gênero cada vez mais rico e segmentado, em que passado e futuro não são inimigos, mas irmãos que se complementam.
Dicas:
CD Luiz Gonzaga: 50 Anos de Chão
CD Jackson do Pandeiro: 50 Anos de Carreira
CD A Arte de Dominguinhos
CD Cada um Belisca um Pouco, Dominguinhos, Sivuca e Oswaldinho
CD Sabe Lá o que É Isso?, Cordão do Boitatá
CD O Melhor Forró do Mundo, Forróçacana
CD Eu, Tu, Eles
CD Raiz do Sana
4 comentários:
Boa Lucasivuca!!!!
Gostei da visita.
Lucas, (sou filha de Clenira)veja só o presente de Natal que me deram: fui demitida ontem. Sacanagem, né?? :)
Lucas, você é um rapaz muito legal. Educado, verdadeiro, espontâneo e talentoso. Continue assim. Um beijo em sua mãe.
Passei para brindar a noite de Natal. Dei um tempo nas críticas lá no blog. Sei que os blogs amigos estão vigilantes. Obrigada por tudo. Que tenhas um grande ano de 2006. Bjs.
Postar um comentário