quinta-feira

O sertão abstrato de Guimarães Rosa


Guimarães Rosa tem uma coisa intrigante que é fazer narrativas longas em que cada palavra é importante. Graciliano Ramos fazia romances curtos com linguagem sintética e densa. O pessoal do Romantismo muitas vezes fazia narrativas longas e vazias de conteúdo. Aí entra Guimarães Rosa com algo importante para nossa literatura: levar o leitor a um estado de espírito que nem ele mesmo (o leitor) sabia que poderia chegar. A gente aprende com o "doutor Rosa", não só a ler narrativas longas, mas sobre nós mesmos. Ele dizia que o sertão está em toda parte. Essa frase pode ser interpretada de várias formas. Muitas vezes, pode nem ser a certa, mas estamos inventando, e acho que esse era o propósito dele ao escrever o romance: fazer o leitor descobrir sua próptia criatividade. Ou será que eu estou errado? Ficamos sem saber as respostas exatas. Mas, o que é exato nesta nossa vida humana?

Leia algumas as obras do autor:
Sagarana
Grande Sertão: Veredas
Tutaméia
Manuelzão e Miguilim
entre outras....

3 comentários:

Anônimo disse...

Leia na Veja: Humberto (PT) é indiciado vampiro 25/08/2006 12:03
a Polícia Federal pediu o indiciamento de HUMBERTO COSTA como membro da máfia dos vampiros - esquema de superfaturamento de hemoderivados desarticulado pela PF em 2004.

Leia amanha na revista VEJA em todas as bancas do pais!

+ Vampiro
+ Sanguessuga
+ Mensalão


LULA + HUMBERTO
É RUIM PARA O BRASIL
É PIOR PRA PERNAMBUCO

* espalhe esta notícia //

Anônimo disse...

Lucas,

Eu também adoro o Guimarães, uma das leituras mais saborosas. Eterno em nossa literatura. Parabéns pela importância lhe dada em seu blog.
Forte abraço, e obrigado pela visita no Miolo.

Sucesso!

Santa disse...

Lucasivuca
Ao comemorar, hoje, o primeiro ano do Blog da Santa eu não poderia deixar de agradecer atenção e carinho que sempre recebi. Bjs