terça-feira

A prosa seca de Graciliano Ramos

Graciliano Ramos, um dos mais importantes escritores da nossa literatura. Escrita seca, áspera, agressiva. Seus romances, não muito longos. Fazia na prosa algo que João Cabral de Melo Neto fazia na poesia: tinha a rara habilidade de expressar muita coisa com poucas palavras. Há uma constante busca do significado da alma e do pensamento humanos. Nas suas narrativas, existe uma tensão crescente entre os personagens. A visão negativista do autor transforma as pessoas em bichos. Em Vidas secas, talvez a única criação em que o autor demonstra alguma compaixão humana, o personagem mais humano, na minha opinião, é justamente a cachorra Baleia. Na obra do escritor alagoano, há também espaço para críticas sociais, como no já citado Vidas secas e principalmente em Memórias do cárcere. Neste há duras críticas à política brasileira, críticas que ainda são atuais. Naquele está presente a denúncia da situação cruel pela qual passam os retirantes da seca do sertão nordestino - o que aliás, passados quase 70 anos do romance, ainda não mudou. Enfim, há dezenas de coisas na densa obra de Graciliano Ramos, que se eu fosse falar aqui não ia ter espaço. Leiamos seus livros:

Angústia
Vidas secas
São Bernardo
Memórias do Cárcere
entre outros...

Site oficial de Graciliano Ramos: www.graciliano.com.br

7 comentários:

Maria Oliveira disse...

É, Sivuca,
Ramos é um dos nossos maiores escritores. grande orgulho. Fala da nossa alma. É pura sabedoria.
Beijos mil,
Maria Oliveira

Toque das ruas disse...

Parabéns pelo post!
Bjs

Paulo disse...

Grandes homens, aqueles em quem a morte não teve poder.....
Até sempre
Lisboa
Portugal

Grupo da Quinta disse...

Meus amigos e amigas.

Neste domingo, 17, às 20 horas, encerrou a temporada do espetáculo O Canto do Teatro Brasileiro 1, dirigido por João Denys, Rose Mary Martins e Kléber Santana. Senti falta dos "orkuteiros" tão amigos. PORÉM, como muita gente voltou da bilheteria devido à superlotação da casa, bem como aos insistentes pedidos, faremos mais dois espetáculos no próximo sábado e domingo, no mesmo horário. Teatro Arraial, Rua da Aurora, vizinho a FUNDARPE. Espero vocês.

Rose Mary

Anônimo disse...

Conocordo com Maria Oliveira.
Graciliano Ramos era o melhor romancista brasileiro.
M.K.
Hungría, Europa

Anônimo disse...

Aprendi muito

Unknown disse...

Olá ! Lucas gostaria que vc enviasse para o meu email todas as obras de Graciliano Ramos segunda geração moderninta prosa e a especificação de cada obras.. Agradeço a sua atenção desde já . . Email: raylaalves@hotmail.com .