quarta-feira

IONISATION

Números e constelações em Amor com uma Mulher, de Juan Miró

Essa semana ouvi Ionisation, de Varèse. Uma música construída apenas por instrumentos de percussão. Espanto. Onde achar melodia, onde achar forma, onde se segurar? A primeira audição, a primeira folheada na partitura, tudo ainda muito verde, mas não posso deixar de compartilhar contigo essa primeira impressão.

Ionisation é uma obra de arte de identidade própria, com a grande riqueza da combinação dos sons percussivos criando uma paisagem sonora peculiar, como na pintura de Kandinsky e Miró.

Ionização, título que associa o fazer música com a química. Assim como os antigos, Varèse sabia do poder mágico de sua arte. Música e alquimia eram coisas interligadas em tempos passados, como na Renascença e no Barroco. A música era a verdadeira Harmonia do Universo. A ciência foi avançando tanto pra um lado, a música tanto pra um outro, que uma não precisa mais da outra. E o século XX e o nosso século são épocas extremamente científicas. Tudo a ciência explica.

Talvez Ionisation queira retomar esse elo perdido entre música e ciência.

Ouve Ionisation. Pelo menos uma coisa que Ionisation pode te trazer: teu ouvido vai mudar, pra melhor ou pra pior, mas vai mudar. Novas observações virão, minhas e de outras pessoas. E gostaria que tu, caro leitor, me corrigisse no que faltei e expressasse tua opinião também.

Link para Ionisation (Youtube)

Lucas Oliveira de Moura Arruda.

Nenhum comentário: