quinta-feira

Dicas


Isso aqui tá bom demais


Festas populares que reúnem milhões de pessoas, vendas milionárias de discos e ciclo de shows demonstram o vigor do forró, um gênero que atravessa gerações


Por Mauro Trindade

É favor prestar atenção. O forró está em todas. Do sucesso sazonal nos anos 50 até o forró universitário dos anos 90, a festa e o ritmo nordestinos tornaram-se nacionais. Casas de espetáculos dedicadas ao gênero em todo o país, novos grupos que recriam seu balanço com a influência de outros estilos musicais e um ciclo de concertos que traçam sua história revelam o vigor e a permanência do gênero...No contrafluxo do rock brasileiro, esgotado após seu auge nos anos 80, ressurgiu um interesse por ritmos e danças brasileiras, como o forró, o pastoril e o tambor de crioula. O CD Sabe Lá o que É Isso?, do grupo Cordão do Boitatá, é exemplo desta redescoberta musical, com um repertório abundante de frevos, marchas e jongos. Ao mesmo tempo, o forró universitário contaminou-se com novas forças e influências, somando contrabaixos elétricos e outros instrumentos ao basilar trio de zabumba, sanfona e triângulo. O percussionista Duane, do grupo carioca Forróçacana, criou sua “zabumbatera”, enquanto grupos como o paulista Falamansa incorporam elementos do reggae e do blues. Com mais de dois milhões de discos vendidos, o Falamansa é o retrato mais bem-acabado do sucesso do forró e de sua multiplicidade. O sanfoneiro Valdir do Acordeon, de formação forrozeira, toca ao lado de Tato (voz e violão), Dezinho e Alemão (percussão), vindos do reggae e do heavy metal. Resumo das novas fusões embutidas num gênero cada vez mais rico e segmentado, em que passado e futuro não são inimigos, mas irmãos que se complementam.

Dicas:
CD Luiz Gonzaga: 50 Anos de Chão
CD Jackson do Pandeiro: 50 Anos de Carreira
CD A Arte de Dominguinhos
CD Cada um Belisca um Pouco, Dominguinhos, Sivuca e Oswaldinho
CD Sabe Lá o que É Isso?, Cordão do Boitatá
CD O Melhor Forró do Mundo, Forróçacana
CD Eu, Tu, Eles
CD Raiz do Sana

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa Lucasivuca!!!!

Fabiana disse...

Gostei da visita.
Lucas, (sou filha de Clenira)veja só o presente de Natal que me deram: fui demitida ontem. Sacanagem, né?? :)

Anônimo disse...

Lucas, você é um rapaz muito legal. Educado, verdadeiro, espontâneo e talentoso. Continue assim. Um beijo em sua mãe.

Santa disse...

Passei para brindar a noite de Natal. Dei um tempo nas críticas lá no blog. Sei que os blogs amigos estão vigilantes. Obrigada por tudo. Que tenhas um grande ano de 2006. Bjs.