domingo

Rei do baião


Luiz Gonzaga foi um compositor popular nordestino, conhecido como o "rei do baião". Ele era natural de Exu, Pernambuco, filho de seu Januário e de dona Santana, onde nasceu em uma fazenda chamada Caiçara, que fica na divisa de Pernambuco e Ceará, no dia 13 de Dezembro de 1912. Ele faleceu em 2 de agosto de 1989. Autêntico representante da cultura nordestina, pois, mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil manteve-se fiel às suas origens. O gênero musical que o consagrou foi o Baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.

No início da carreira, apenas solava sanfona (instrumentista), tendo choros, sambas, fox e outros gêneros da época no repertório até que se envereda pelos ritmos do Nordeste. A primeira música que gravou em 78 rpm (disco de 78 rotações por minuto) foi Vira e Mexe, canção do gênero xamego apenas solada. Em 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha.

A Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Luiz Gonzaga.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Luiz Gonzaga.


imagem:busto, Museo Luiz Gonzaga, Caruaru, PE.

2 comentários:

Santa disse...

Muito bom!Obrigada pelas visitas.Um beijo e um Feliz Natal !!!

mirela ribeiro disse...

Impossível não admirar... Nosso mestre: O grande e inesquecível Luiz Gonzaga! Um marco na história do nosso povo nordestino, um homem que nunca renegou suas raízes e sempre nos defendeu com sua música. Rei Gonzaga, rei, rei, rei do baião... ♫